
Pela democracia, liberdade e respeito
É garantia assegurada a qualquer indivíduo manifestar-se, buscar e receber ideias e informações de todos os tipos. Vivemos um período conturbado onde a polarização do cenário político impede um debate livre e aberto sobre as questões nacionais fundamentais.
Como representantes das profissões regulamentadas, os conselhos profissionais devem gerar ambientes de discussões positivas e propositivas para os problemas do país. O princípio da liberdade de expressão deve ser protegido e incentivado, dentro do âmbito da democracia, permitindo um debate livre e aberto sobre questões fundamentais e que possam construir soluções coletivas.
A democracia é fundamental numa sociedade civil para que haja fortalecimento das instituições públicas e garantias para todos os cidadãos, afinal segue os princípios que protegem a liberdade humana e baseia-se no governo da maioria, associado aos direitos individuais e das minorias. Precisamos, portanto, exigir um governo em que o povo exerça a soberania.
A Constituição brasileira de 1988, chamada de Constituição Cidadã, assegura amplo acesso à informação e direitos fundamentais que devem sempre ser lembrados.
Respeito à legislação e às ideias de outrem são essenciais para mantermos a civilidade, avançarmos em campos primordiais, como educação, saúde e segurança. Em latim, respeito significa “olhar de novo” ou “olhar outra vez”. Ou seja, precisamos nos atentar ao outro, repetir o olhar e assim evoluir na convivência saudável diante das diferenças.
Estamos diante de escolhas importantes para a nação. Cada um é responsável pela sua decisão e deve assumir com clareza o que pretende para o futuro do país.
Pense nisso. Vote com responsabilidade.
Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina
Ascop/SC